Como instalar o OpenJDK para programar em Java no Linux Ubuntu

Logo do Linux Ubuntu e do Java OpenJDK
Logo do Linux Ubuntu e do Java OpenJDK

Neste tutorial, ensinarei a instalar um ambiente de desenvolvimento Java básico, no Linux Ubuntu, voltado para pessoas que estão iniciando tanto no Linux, quanto no Java. Vou instalar o JDK (Java Development Kit) do Java SE (Standard Edition), usando a implementação 100% aberta: OpenJDK.
Em seguida, vamos compilar e executar um programa “Olá Mundo” no terminal, para ver se está tudo funcionando.

Passo 1: Abra o aplicativo Terminal, pressionando o atalho de teclado:
Ctrl + Alt + T

Passo 2: Digite o comando abaixo e aperte [Enter], para saber se o Java já está instalado e sua respectiva versão, caso esteja:

  • java -version

Se não estiver instalado, a saída será algo como:

Saída do comando java -version sem o Java instalado
Saída do comando java -version sem o Java instalado

Se já estiver instalado, a saída será algo como:

Saída do comando java -version com o Java instalado
Saída do comando java -version com o Java instalado

Passo 3: Caso o Java não esteja instalado, para instalar do repositório, basta digitar cada um dos comandos abaixo, apertar [Enter], digitar a senha(se pedir) e apertar [Enter] novamente e no segundo comando responder s para aceitar instalar e [Enter] novamente

* Observação: note que eu quero instalar a versão 11 do Java, mas se quiser pode instalar a 12, que é a versão estável mais atual na data desta postagem. A 11 é LTS (Long Term Support).

  • sudo apt update
  • sudo apt install openjdk-11-jdk
Parte 1 da saída do comando sudo apt install openjdk-11-jdk
Parte 1 da saída do comando sudo apt install openjdk-11-jdk
Parte 2 da saída do comando sudo apt install openjdk-11-jdk
Parte 2 da saída do comando sudo apt install openjdk-11-jdk

Passo 4: Agora com o Java já instalado(você pode ver como conferir no passo 2), vamos escrever um pequeno programa, que apenas exibe “Olá Mundo!” no Terminal, que é uma espécie de tradição quando se aprende uma linguagem de programação. Digite no terminal e aperte [Enter]:

  • nano OlaMundo.java

* Observação: digite exatamente como mostrado abaixo, lembrando que o Java diferencia letras maiúsculas e minúsculas (Case sensitive). E mantenha o espaçamento, as tabulações, para melhorar a visibilidade do código.

Código fonte do OlaMundo.java sendo editado no nano
Código fonte do OlaMundo.java sendo editado no nano

Após digitar, pressione Ctrl + O e aperte [Enter] para salvar o arquivo e em seguida, Ctrl + X para sair do editor(Se fosse o Vi/Vim você jamais sairia, ha ha ha, estou brincando).

Passo 5: Após sair do editor, digite o comando abaixo para compilar e aperte [Enter]:

  • javac OlaMundo.java

* Observação: o Java compila o código fonte para uma linguagem intermediária, chamada de Bytecode, que será interpretada pela JVM (Java Virtual Machine), no passo 6.

javac OlaMundo.java
javac OlaMundo.java

Se você não tiver digitado nada errado, vai gerar um arquivo OlaMundo.class que é o Bytecode. Você pode confirmar, digitando o comando abaixo e depois apertar [Enter]:

  • ls
ls - lista o conteúdo do diretório
ls – lista o conteúdo do diretório

Passo 6: Para executar o nosso programa, digite o comando abaixo e aperte [Enter]:

  • java OlaMundo

* Observação: não inclua o .class

java OlaMundo

java OlaMundo

Passo 7(bônus): Programar em editores de texto simples, não é nada produtivo. Você pode instalar, facilmente, uma IDE (Integrated Development Environment), que tem vários recursos que ajudam no processo de desenvolvimento, através do Ubuntu Software, que fica no Dock. Clique em seu respectivo ícone (Esse A laranja):

Dock do Ubuntu
Dock do Ubuntu

Na barra superior do Ubuntu Software, clique na lupa e digite a IDE que você quiser, por exemplo: Eclipse, IntelliJ IDEA Community, Netbeans… Vou exemplificar usando o Eclipse:

Resultado da busca por eclipse no Ubuntu Software
Resultado da busca por eclipse no Ubuntu Software

Clique no resultado, leia as informações (resumindo: esse é um pacote snap, que instala o Eclipse IDE for Java Developers, a versão mais atual) e em seguida em Instalar. Digite sua senha e aguarde…

Instalar Eclipse
Instalar Eclipse

Após a instalação, clique em executar, ou então, clique em Atividades no topo do Dock e digite eclipse.

Eclipse launcher
Eclipse launcher

Quando executar, ele vai te perguntar sobre o workspace, que é o diretório onde serão guardados os seus projetos. Marque “Use this as default…”, e clique em Launch. Assim, seus projetos serão salvos no diretório eclipse-workspace no seu home(/home/seuusuario). Cada projeto terá o seu próprio diretório, contendo os arquivos de código fonte, configurações…


* Observação: se aparecer um diálogo dizendo que o eclipse não está respondendo, aguarde, ou clique em esperar, a primeira vez que ele executa é mais demorada mesmo. Em um postagem futura eu ensino a criar um projeto 😉

Deixe um comentário