Elementary Os: AppCenter vai suportar Flapaks

A equipa do Elementary Os anunciou ontem, aquilo que muitos pensaram ser uma brincadeira do 1º de Abril, que a sua AppCenter vai passar a suportar pacotes universais Flatpak nativamente.

Actualmente os utilizadores de Elementary Os podem instalar flatpaks via terminal mas em breve será possível fazer o mesmo através da loja de software do Elementary. Contudo, ao contrário do que outras distribuições Linux já fazem, a AppCenter não irá suportar o repositório Flathub. Em vez disso, a equipa do Elementary Os vai criar um repositório flatpak próprio, com pacotes curados para se integraram devidamente no Elementary Os.

Este passo em direção aos pacotes que suportam sandboxing via à uma maior segurança e privacidade, reduzindo o acesso das aplicações ao sistema.

Informação adicional sobre esta implementação pode ser encontrada no link abaixo.

elementary AppCenter + Flatpak

After several years(!) of observing, exploring, and engaging with various newer packaging formats, we’re excited to announce that elementary will be joining the larger independent open source movement and adopting Flatpak for AppCenter and our third-party developer ecosystem.


Deixe um comentário