SolusPT. Novo repositório não oficial para Solus

Apesar da crescente popularidade, Solus continua ter nos seus pequenos repositórios (comparando com outras distribuições como Fedora, Ubuntu, Debian) um calcanhar de aquiles. Ainda por cima e ao contrário das outras distribuições, Solus está confinada apenas aos seus repositórios oficiais.

Para equilibrar um pouco a situação a distribuição suporta Snaps e Flatpaks de forma a abrir possibilidades para o utilizador. No entanto estes dois sistemas podem ser insuficientes.

Webpin. App do Elementary Os portada para Solus disponível no repositório SolusPT

Com o intuito de ter todo o software pretendido um utilizador português (Christophe Silva) decidiu empacotar o software necessário que não encontrava nos repositórios oficiais. Depois disto resolveu criar um repositório público para possibilitar outros utilizadores terem acesso ao software empacotado por si. Repositório esse designado por SolusPT.

Qualquer utilizador pode usar este repositório na sua maquina com Solus instalado. Para adicionar o repositório o utilizador terá que digitar no terminal (ou colar e copiar) o seguinte comando:

  • sudo eopkg add-repo SolusPT https://gitlab.com/Solus_PT/solus-personal-repo/raw/master/packages/eopkg-index.xml.xz

A seguir, deve habilitar o repositório no sistema.

  • sudo eopkg enable-repo SolusPT

Depois disto é só instalar o software disponível normalmente através do Software Center. De momento apenas está disponível uma pequena quantidade de pacotes mas a ideia é que esta lista possa ser aumentada. Convém recordar que este não é um repositório oficial e por isso o seu software não é suportado pela equipa do Solus.

Se o utilizador não pretender continuar a usar o repositório pode desabilitar e remover o mesmo:

  • sudo eopkg disable-repo SolusPT
  • sudo eopkg remove-repo SolusPT

Pode encontrar a lista de software disponível e mais informação sobre o repositório na sua página do Gitlab.

Actualização: Repositório Solus PT é movido para Github.

Christopher decidiu mover o seu repositório para o Github. Assim o melhor é desabilitar e remover o antigo repositório conforme informamos atrás e adicionar o novo:

  • sudo eopkg add-repo SolusPT https://github.com/Christoph3PT/solus-personal-repo/raw/master/packages/eopkg-index.xml.xz
  • sudo eopkg enable-repo SolusPT


Repositório SolusPT: Conversa com Christophe Silva


Deixe um comentário