Elementary OS 5 Juno lançado

A muito aguardada versão 5 do Elementary Os (terminando assim com o ciclo das versões 0.x), chegou à sua versão final que foi hoje oficialmente lançada. No anuncio de lançamento, um extenso artigo na plataforma Medium onde a equipa do Elementary habitualmente publica as novidades sobre a distribuição, Cassidy James Blaede recorda alguns dos objectivos que procuram alcançar com esta nova versão.

  • Proporcionar uma experiência de utilização refinada
  • Melhorar a produtividade do sistema, tanto para utilizadores mais novos como os mais experientes.
  • Conduzir a plataforma de desenvolvedores para um novo nível.

E quais as novidades desta nova versão do Elementary?

O Elementary Juno traz pequenas melhorias na sua loja de software, que contém apenas software opensource. Com especialmente destaque para o software curado que permite o pagamento do valor que o utilizador pretender pelas aplicações baixadas. As aplicações vêm com um valor definido pelos seus desenvolvedores mas o utilizador pode escolher o valor a pagar ou até instalar a aplicação de forma gratuita. Agora, essa opção surge também nas atualizações.

A aplicação de edição de texto Scratch, passou a designar-se por Code e foi recebeu imensas melhorias, passando a ser uma aplicação vocacionada para programação e desenvolvimento. A aplicação ganhou também um modo escuro (agora muito em voga) e passa a suportar integração Git.

Todas as apps do Elementary foram alvo de atenção, o terminal ganha novos temas de cores e um atalho ” mostrar no navegador de ficheiros”. O Fotos tem agora um layout escuro, a app de música ganha uma barra lateral. Não esquecendo uma ferramenta de captura de ecrã mais bonita.

A Wingpanel, barra superior do Elementary Os, foi também alvo de alguma atenção sendo a sua aparência adaptável ao papel de parede escolhido pelo utilizador. Mais, a nova versão trás consigo um novo tema de ícones de cor Manila, algumas melhorias no gestor de ficheiros e melhoria no suporte HiDPI. Last but not the least, o Elementary OS passa a ter a opção Night Light, com um temporizador manual ou opção automática de nascer e por do sol. O Night Light reduz a emissão de luz azul do monitor, o que pode ajudar a reduzir o cansaço ocular e a insónia após o uso do dispositivo.

Se todas estas novidades lhe convencerem, pode fazer o download do Elementary OS Juno a partir daqui.

2 comentários em “Elementary OS 5 Juno lançado”

    • Olá Rui. Pessoalmente prefiro o Elementary. Acima de tudo pela forma como fazem a distribuição do software é mais do meu gosto. Acho mais eficaz. Mas são ambas propostas muito interessantes e bem definiidas.

Deixe um comentário