PPA’s do Ubuntu em Debian? É possível!

Se está familiarizado com o Ubuntu mas decidiu experimentar ou mesmo migrar para o Debian, pode ter dado por si a tentar adicionar os ppa’s que costumava usar no primeiro, usando os seguintes e tradicionais comandos:

sudo add-apt-repository ppa:nome_do_ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nome_do_programa

Se foi dos que ao verificar que não funcionaram, interrompeu a sua experiência com o Debian, saiba agora que, com esta dica, pode fazer com que estes comandos passem a funcionar e assim adicionar os seus ppa’s como fazia no Ubuntu.

Eis os passos do que fazer:

1º – Fazer o download e extrair o seguinte script (https://github.com/ruibarreira/add-apt-repository/archive/master.zip).

2º – Abrir o seu gestor de ficheiros como administrador (pode fazê-lo através do terminal digitando o comando “sudo nome_do_gestor_de_ficheiros“, ex: sudo nautilus, sudo thunar, etc., aquele que tiver) e copiar o script da pasta onde extraiu para a pasta /usr/local/bin

3º – Dar permissões de execução ao script com o comando “sudo chmod +x /usr/local/bin/add-apt-repository

E pronto! Já pode adicionar os ppa’s com os três típicos comandos acima como costumava fazer.

De referir que, ao contrário de outros scripts que possa encontrar na Internet, este deixa-o escolher qual a versão do Ubuntu para o ppa em causa ao invés de ser ele a definir sempre a mesma versão. Se o ppa existir em mais que uma versão pode escolher a que quiser.

 

2 comentários em “PPA’s do Ubuntu em Debian? É possível!”

Deixe um comentário