Endless OS


Desconhecido por grande parte da comunidade, Endless OS é um sistema Linux direccionado para utilizadores em zonas onde o acesso à informação é restrito. Por isso o sistema inclui um naipe alargado de aplicações educativas com vasta informação pré-carregada (Enciclopédia, Virtual School), de lazer e trabalho, sendo por isso um sistema operativo vocacionado para toda a família.

O Endless OS é um sistema Linux, cujo o ambiente de trabalho é um fork da Gnome Shell. Para gestão de software o Endless Os não usa sistemas de pacotes habituais como .deb ou .rpm, optando por “um sistema de arquivos raiz habilitado apenas para leitura, e gerido pelo OSTree”.

O sistema está disponível nas modalidades Light e Full. A primeira é composta pela base do sistema, mais browser (Chromium) e suite de produtividade (LibreOffice). A versão full é composta por jogos e várias aplicações educativas e informativas.

Para instalar o Endless Os, terá que usar uma pen USB e baixar uma das imagens disponíveis (dependendo se quer testar ou instalar o sistema). Para gravar na pen USB, pode fazê-lo usando a Gnome Disks (geralmente identificada como “Discos”). Seleccione o drive da pen e depois clique na opção “Restaurar Imagem de Partição…”. Seleccione a imagem que baixou e clique em “Começar a restaurar”.

Em breve teremos uma analise mais extensiva a este sistema operativo. Por agora, aconselhamos a ver o vídeo do World of Gnome que disponibilizamos aqui.

3 comentários em “Endless OS”

  1. Tornei meu pendrive bootavel para usar o Endless Os. porém,Não atualiza e não mostra nada. Apenas fica na área de trabalho e não te dá opção de fazer alterações a não ser mudar as confirmações do relógio.

Deixe um comentário