Evolve Os Beta 1.1: Breve análise

 

Captura-de-ecrã-de-2015-03-17-205804-1024x819Evolve Os é uma nova distribuição que tem criado grande expectativa dentro da comunidade Linux. Esta expectativa vem no sentido de se tratar de uma distribuição criada de raiz, sem tomar como base outra distribuição.

Criada e desenvolvida pelo britânico Ikey Doherty, a distribuição chega à versão Beta 1.1.

Limpo, simples e elegante

Captura-de-ecrã-de-2015-03-17-210235-1024x819
Centro de Software do Evolve Os

Evolve Os conta como ambiente de trabalho gráfico o Budgie Desktop, também ele criado de raiz. Trata-se de um interface gráfico minimalista que integra recursos Gnome. Conta com um menu simples e inteligente (as aplicações mais utilizadas surgem em primeiro), e o seu painel permite fixar aplicações ao gosto do utilizador (um pouco na linha do que é possível fazer com a dock lateral do Ubuntu). Além de ser um ambiente muito bonito a sua utilização decorre de forma responsiva, ainda que possa e deva melhorar na navegação entre janelas (por vezes é necessário carregar duas vezes no alt+tab para mudar de janela).

Recorrendo ao gestor de pacotes Pisi, que herdou de SolusOS (antiga distro desenvolvida por Ikey) e Pardus Linux, o sistema dispõe de um Centro de Software simples e fluido. Parece-me no entanto que a navegação pelas várias categorias não demonstra todo o software disponível nos repositórios, pelo que a pesquisa por determinada aplicação pode tornar-se mais eficaz. Noto ainda que a quantidade de software disponível nos repositórios de Evolve Os é ainda curta, embora continue a crescer. O sistema dispõe ainda de uma pequena aplicação que permite apresentar o projecto e disponibilizar a instalação de software proprietário (Google Chrome, para já).

Personalização do Budgie
Personalização do Budgie

Em termos de software, o Evolve OS não se mostra muito generoso ficando pelo básico. Felizmente os codecs multimédia já se encontram instalado out of the box o que abona a seu favor em termos de experiência de utilização.

Da experiência de utilização que tive com a distribuição, apenas detectei um bug (o Firefox fecha ao abrir vários separadores) mas este é já reconhecido pela equipa de desenvolvimento que está a trabalhar para o resolver.

Conclusão

Evolve Os é ainda um trabalho em curso mas tem tudo para se tornar uma referência no mundo Linux no futuro. O primeiro passo nesse sentido será o lançamento da primeira versão final. Se por agora o desenvolvimento está centrado em Ikey Doherty, após o lançamento da versão final a comunidade linux terá um papel importante no crescimento de Evolve Os.

Links & Anexos

Notas de lançamento do Beta 1.1 
Guia Evolve OS
Comunidade Evolve OS (G+)
Download (apenas 64 bits)

Deixe um comentário