Ozon Os chega a Beta


A distribuição Ozon Os atingiu o seu estado Beta. A distribuição levada a cabo pelo Numix Project e Nutrix S.A. disponibilizou hoje para download a versão de desenvolvimento.

Captura-de-ecrã-de-2015-03-09-192707
A elegância é um dos trunfos de Ozon Os

As novidades desta versão são:

  • Nova e melhorada versão das extensões atom-dock, atom-panel e atom-launcher.
  • Temas Gtk, Shell e Icons
  • Colecção própria de wallpapers
  • Definidas as aplicações de origem
  • Repositório próprio que permitirá a actualização de aplicações e artwork próprio
  • Melhorias a nível do font rendering.

Impressões

Da pequena experiência de utilização (afinal o Beta saiu hoje), noto no sistema alguma melhoria de rendimento. O sistema está bem fluido e polido. No entanto, o sistema não é propriamente pouco consumidor a nível de recursos, consumindo cerca de 500 mb de memória sem qualquer programa aberto. Se tem um computador razoavelmente novo não deve sentir o peso do sistema, agora se tiver uma maquina antiga esta não é o sistema ideal para si (até porque até agora só está disponível a versão 64 bits)

Captura-de-ecrã-de-2015-03-09-185806
Mensagens de notificações por detrás da dock. Algo a melhorar?

Visualmente, Ozon é das distribuições Linux mais apelativas (a par do, por exemplo, Elementary Os) ainda que tenha alguns pormenores onde pode melhorar. Por exemplo é pouco elegante e produtivo o sistema de notificações cujas mensagens aparecem por debaixo da dock.

A nível de aplicações Ozon fica-se pelo básico (tal como o Elementary). Chromium, GNOME Videos, Tomahawk (player de musica), gThumb, Gedit, GNOME Terminal, GNOME Tweak Tool (ferramenta de configuração do Gnome), GNOME Calculator, GNOME Disks, GNOME Screenshot, File Roller (para compactar e descompactar ficheiros) e Fedy que ficou adiado para a versão final. Ficam a faltar uma suite de produtividade e um programa de email que me parecem obrigatórios num sistema operativo. Felizmente, a distro vem já com os repositórios RPM Fusion activados de origem, o que permite ter um maior leque de software disponível para instalação. Como gestor de software temos o Gnome Software (tal como o Fedora em que Ozon se baseia). 

Sendo um Beta é por isso esperar ainda algumas melhorias e ligeiros retoques na versão final. Uma versão final de uma distribuição que tem tudo para ser das mais interessantes deste ano.

Captura-de-ecrã-de-2015-03-09-184241
Consumos do sistema sem qualquer aplicação aberta.

Deixe um comentário