Projeto Lacios: Novo rumo

lacios-1024x348O Projeto Lacios vai enveredar por um novo caminho, deixando o foco de estar na distribuição e passando os esforços estarem mais concentrados naquilo que, segundo Blau Araujo que afirma na comunidade do Lacios no Google+, foi sempre o mais “o mais importante, embora poucos tivessem compreendido, que sempre foi o aprimoramento da experiência de uso do Debian Testing através”:

– do desenvolvimento de aplicativos e scripts;
– da disponibilização de programas que não existem nos repositórios oficiais;
– da elaboração de um conjunto de documentação claro e prático;
– da criação de recursos estéticos (artwork) modernos e atraentes;
– e da criação e manutenção de um repositório complementar.

Os desenvolvedores do Lacios vão também concentrar esforços na criação “de um script de pós-instalação do Debian Jessie (Xfce), ou do Debian 7 (também na opção Xfce), que fará a transformação desses sistemas naquilo que nós vínhamos chamando de distribuição LaciOS. Em outras palavras, este script cuidará da optimização e de todas as alterações necessárias para o Debian tornar-se o que nós desejávamos no LaciOS”. Este script terá como designação, LaciOS PI”.

Outra prioridade, será o desenvolvimento de aplicativos e scripts que mais fazem falta na migração de outras distribuições para o Debian, a saber:

– Uma central de programas (chamada de LASCA);
– Um detector/instalador de drivers proprietários;
– Um formatador/gravador de pendrives;
– Um gestor de configurações do GRUB;
– Reempacotamento de programas e bibliotecas multimédia proprietários.

O Lacios passará a ser baseada no Debian “Jessie” (mesmo depois dele tornar-se estável) ao contrário do que foi o espírito inicial, em que o Lacios era baseada no Debian “Testing”. Segundo Blau, “o motivo para isso, é que o Jessie está vindo muito mais em sincronismo com o que há de mais actual no Linux do que as versões estáveis anteriores do Debian. Além disso, caberá a nós do Projeto LaciOS acompanhar a evolução dos nossos programas favoritos e disponibilizá-los opcionalmente em suas versões mais atualizadas via central de programas (o nosso LASCA). Ao longo do último ano antes da próxima versão estável do Debian, nós também faremos uma subida de versão dos componentes do Projeto LaciOS, ou seja, actualizaremos todos os nossos recursos para que eles acompanhem a evolução do Debian”.

Deixe um comentário