Elementary Os: O que esperar da nova versão?

elementary-os2O Elementary Os é um sistema Linux baseado no Ubuntu que tem vindo a ganhar popularidade, acima de tudo devido à mais recente versão, Luna.

A equipa Elementary começou por trabalhar em temas e tweaks para melhorar a aparência das distribuições com ambiente Gnome, entre elas o Ubuntu (antes de adoptar o interface Unity). O tema GTK e de icons Elementary mais o tweak Nautilus Elementary tornaram-se muito populares dentro da comunidade. Na sequência disso surgiu a ideia de criarem uma distribuição própria que pudesse usufruir dos talentos a nível de design da equipa.

A primeira versão, denominada por Júpiter, era pois um Ubuntu ligeiramente mais rápido e com um Look and Feel elegante. Mas o melhor ainda estava para vir.

Com o Elementary Os Luna a equipa criou um ambiente de trabalho próprio (Pantheon) com um gestor de janelas (Gala) e painel (Slingshot) também criados de origem, adicionando algumas aplicações que se integravam melhor no sistema. Escrito em linguagem Vala, o Pantheon é leve e pouco consumidor de recursos, contribuindo assim para um sistema operativo rápido e responsivo. Algo que o timing adoptado para o desenvolvimento (a equipa não impôs uma data fixa para o lançamento permitindo um desenvolvimento sem pressões) aliado a uma comunidade entusiasta contribuiu. Com o Luna, o Elementary tornou-se numa das distribuições mais populares, sendo conotado em alguns circuitos como a melhor distribuição Linux do ano transacto.

O que se segue?

mockup-elementary-online-accounts
Mockup por Harvey Cabaguio

A próxima versão que vai ter a designação de ISIS e será baseada no Ubuntu 14.04 LTS (Luna foi baseado no Ubuntu 12,04 LTS) e já se vislumbram algumas novidades. O suporte a contas online, um Switchboard (painel de controlo) redesenhado e a introdução do widget Headbar. Vamos por partes:

  • Um pouco na linha do que já é possível nas distribuições com ambiente Gnome, o Elementary Os vai integrar suporte para contas online. Como isto funciona? Com a introdução das suas contas nas definições do sistema (Google, Facebook, Yahoo, etc) estas serão integradas nas aplicações do Elementary. Por exemplo ao introduzir a sua conta Google, será possível aceder aos ficheiros do Google Drive através do Pantheon Files, consultar a correio Gmail no Geary, consultar os apontamentos do calendário Google no Maya, publicar fotos no Picasa pelo Shotwell e converar no chat Gtalk/Hangouts no mensageiro Empathy. Para já sabe-se que serão suportados os serviços Google, Yahoo, da Microsoft, iCloud, Facebook e Ubuntu One mas outros serviços podem vir a ser integrados. Para uma melhor ideia deste conceito pode consultar este excelente artigo do site da comunidade Elementary Os Brasil.
  • headerbar
    Headerbar

    Um dos pontos fortes mais apontados ao Elementary Os é a elegância do seu design e por isso a equipa não quer por isso deixar de esmorecer esse aspecto que lhe vai permitindo granjear adeptos. Uma das novidades do Isis e que de certeza vai contribuir para um sistema operativo ainda mais bonito é o widget GTK (decoração Gnome que é suportada pelo Pantheon) Headerbar. O Headerbar vem no sentido de proporcionar o melhor uso do ecrã combinando as barras de titulo e de ferramentas economizando espaço no ecrã para o que realmente importa. No entanto apesar de poupar em espaço vertical o Headerbar permite aumentar o espaço para as ferramentas, colocando-as mais distantes de forma a evitar cliques indesejados. Outro aspecto positivo é o facto permitir que o titulo da janela (com o nome da aplicação) não apareça quando não necessário poupando este espaço para informação mais relevante (por exemplo se tiver na aplicação Musica, não lhe interessa que surja o nome da aplicação mas sim o titulo da musica e o seu autor.

  • O Elementary Os Isis virá com o Switchboard 2.0. O painel de definições do Elementary Os terá um novo desenho, suportando animações de transicção e a nova HeaderBar. Como pode conferir no vídeo abaixo.

Elementary será pago?

No final de Setembro, na sequência de uma post de Daniel Foré (um dos mentores do Elementary) no Google+ em que este manifestava desilusão pelas escassas doações que tornavam o financiamento do desenvolvimento do Elementary dificil, surgiu um enorme frenesim em torno da especulação que o Elementary Os poderia vir a ser um sistema operativo pago. Facto que foi desmentido pelo gestor da comunidade do Elementary, Cassidy James, sendo que o Elementary continuará disponível para download gratuito.

Deixe um comentário