Pipelight: O Silverlight para Linux agora com Widevine

silverlight-chrome-linux-917x606Para os amantes de serviços de streaming de vídeo, como por exemplo a Netflix, é necessário uma ferramenta denominada por Silverlight. No entanto, este software desenvolvido pela Microsoft nunca teve uma versão para Linux, pelo que limitava os utilizadores deste tipo de sistema operativo.

Com vista a fazer correr esta ferramenta em Linux surgiu o Projecto Mono. No entanto devido a um desenvolvimento lento, o Mono nunca satisfez completamente as necessidades dos utilizadores, que continuaram sem um substituto digno para o Silverlight. Até surgir o Pipelight.

O que é o Pipelight?

O Pipelight é um projecto que surgiu com o intuito de permitir a instalação de Silverlight em qualquer browser que suporte o Netscape Plugin API (Firefox, Opera, Chromium/Chrome, Midori,..). O Pipelight consiste de duas partes: uma biblioteca Linux que é carregada no navegador e um aplicativo (pluginloader.exe) do Windows iniciado pelo Wine. Esse plugin simula um navegador e carrega as DLLs do Silverlight. Quando você abre uma página com um aplicativo Silverlight, a biblioteca Linux enviará todos os comandos para o navegador, proporcionando o funcionamento direito nos browsers Linux.

Nova versão:

O Pipelight chegou esta semana à versão 0.2.4. Nesta versão a maior novidade é a inclusão do plugin Widevine que permite visualizar conteúdo premium de streaming de video.

Download e Instalação

O Pipelight pode ser instalado no Ubuntu e derivados do modo que descrevemos de seguida. Para outras distribuições pode conferir como instalar clicando aqui.

  • sudo add-apt-repository ppa:pipelight/stable
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get install pipelight-multi

 

Deixe um comentário