OpenSuse: Como adicionar repositórios da Comunidade

fotografia1Como o leitor deve ter reparado na ultima semana as actualizações no blog não foram muitas o que deve-se ao facto de ter tido neste período pouco tempo disponível. Situação que espero se ter normalizado.

repositorios-300x189Entretanto neste período decidi experimentar a mais recente versão da popular distribuição Linux, OpenSuse. Refiro-me à 13.1 que me tem deixado impressionado pela excelente fiabilidade e estabilidade. Sobre esta distro publicarei aqui um artigo de fundo nos próximos dias.

Um dos aspectos que procuro me informar sempre que me aventuro numa nova distribuição é a instalação de software e a adição de repositórios de software extra de forma a obter uma quantidade e diversidade superior ao fornecido pelos repositórios oficiais. Um pouco a titulo de exemplo como acontece com os PPA’s do Ubuntu que já aqui mencionei.

repositorios2-300x188Para adicionar os repositórios acedemos ao Yast, uma super ferramenta sem igual nas outras distribuições e que permite um controlo completo sobre o sistema. Vamos à opção “Repositórios de Software”, de seguida a “Adicionar”. Ai escolhemos a opção “Repositórios da Comunidade” e de seguida optamos pelo repositório Packman. Ao adicionar este repositório ficamos com acesso a um considerável naipe de software.

Existem outras fontes de software, mas algumas não são de software estável pelo que é preciso adicionar outros repositórios com critério.

Deixe um comentário