Steam Os: O sistema operativo da Valve

steam-os-announced-spawndA Valve anunciou recentemente o lançamento de um sistema operativo próprio que promete democratizar ainda mais o acesso aos jogos e conteudos online na sala de estar. Steam Os, será um sistema de código aberto, baseado em Linux, que permite fazer streaming de jogos e conteudos multimedia para a TV a partir de um Mac ou PC.

Para tal basta ligar o computador e executar o Steam normalmente, o stream oferecido pelo Steam Os permitirá aos utilizador aceder aos seus jogos para Windows e Mac na sua televisão através de uma rede doméstica. A pensar no ambiente familiar da sala de estar, o sistema operativo da Valve oferece ainda funcionalidade como a partilha de conteúdos entre utilizadores ou novas opções de controlo parental. Além dos jogos, o Steam Os vai permitir streaming de video e música.

O lançamento do Steam Os surge um pouco na sequência do facto de que o DirectX (Windows) ser fortemente criticado pelo impacto negativo que tem no desempenho dos jogos actuais pelo que a mudança para Linux pode resultar numa lufada de ar fresco para muitos jogadores.

Segundo o site da Steam, o Steam Os estará disponível brevemente para download gratuito, quer para utilizadores da plataforma ou programadores.

Deixe um comentário